Família trocou a loja de roupas para manter os jovens no bairro. Foto: Giuliano Gomes
Pipa pra educação
A segunda grande mudança na vida de Mauro – e que também mudou a vida no bairro – foi um novo investimento em negócios. A família trocou a loja de roupas que funcionava no número 1775 da Rua Irmã Flávia Borlet por um local especializado na arte de produzir pipas.
Tudo também começou com a observação do líder comunitário, que percebeu a necessidade de manter as crianças e jovens na região, ao invés de seguir para outros bairros. “Distribuía algumas pipas para as crianças, pra evitar que elas fossem comprar em outros lugares”, conta.
Entre uma pipa e outra, a procura foi crescendo, assim como a relação de Mauro com os jovens, fazendo dele uma referência. Prova disso é o movimento constante de garotos e garotas que vão à loja para escolher entre os mais de dois mil modelos produzidos no local.
Mais do que vender o produto, ele acredita que está oferecendo oportunidades aos jovens do bairro. “A pipa possibilita o vínculo familiar, quando a criança monta a pipa e brinca com ela”, avalia ele, que aprendeu a brincadeira com sua mãe e leva outros ensinamentos aos jovens. Tanto em eventos nos bairros como em palestras em escolas, ele destaca a importância de não usar materiais cortantes nas pipas e apresenta informações matemáticas presentes no brinquedo.
A atividade está tão integrada ao bairro que a proposta de revitalizar o Córrego das Varaneiras prevê também a criação de um pipódromo nas margens. “Assim eles terão um local seguro e adequado para empinar pipas”.
União faz a força
Com a comunidade unida e o projeto organizado foi possível realizar rapidamente conquistas para a localidade. O processo acontece em etapas, mas já é comemorado por Mauro. A Praça Amazires Bley Davet, até então um “lixãozinho”, recebeu a primeira modificação. Ela foi recuperada e se tornou um espaço de lazer para os moradores da região.
Localizada entre estruturas importantes do bairro, como a Unidade de Saúde Tapajós, a Escola Municipal Professora Tereza Matsumoto e o Bosque Reinhard Maack, a área ganhou iluminação, melhorias na cancha de futebol e equipamentos de lazer. A inauguração da praça revitalizada ocorreu em novembro do ano passado.
Além disso, o jardinete abriga a primeira parte da pista de caminhada de ligação entre os bairros. “Passa pelo lado do bosque, por onde antes ninguém passava e agora tem até iluminação”, diz o líder comunitário. “É ainda uma pequena parte, mas já é uma realidade”. A previsão é que todas as melhorias sejam realizadas em dois quilômetros do bairro.
O córrego também passa por limpezas constantes e deve ter em breve suas margens recuperadas. “Assim o pessoal vai respeitar mais. Precisamos tirar as redes clandestinas de esgoto e os lixões que se formam lá”, espera Mauro."
Revitalização da praça que tinha virado um lixão é apenas o primeiro resultado da mobilização. Foto: Giuliano Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário