sexta-feira, 3 de maio de 2013

Brasileiro cria pipa do tamanho de seis quadras de tênis e quer recorde


Ken Yamazato vai tentar entrar para o Guinness Book no litoral de SP.
Megapipa tem 1225 m² e ocupa o espaço de 9800 pessoas ou 204 carros.
Parte da mega pipa que será levantada em Ilha Comprida, SP (Foto: Ken Yamazato/Arquivo Pessoal)

O 'engenheiro de pipas' Ken Yamazato tentará entrar para o Guinness Book, o livro dos recordes, ao levantar uma megapipa de 1225 m², durante o fim de semana em Ilha Comprida, no litoral de São Paulo. Apaixonado por pipas desde pequeno, ele já é recordista brasileiro, mas tem o desejo de alcançar vôos maiores e colocar o simples, mas grande brinquedo, no céu do litoral de São Paulo.
Ken Yamazato preparando uma pipa
(Foto: Leonardo Obara/Arquivo Pessoal)

Aos 74 anos, Ken conta que a paixão por pipas começou na infância. “É uma coisa inexplicável. Desde que nasci eu sempre tive uma paixão por objetos voadores. No decorrer da minha juventude passei a pesquisar”, explica ele, que se formou em engenharia mecânica, mas acabou dedicando sua vida ao estudo e à arte de projetar e criar pipas de diversas cores, tamanhos e formatos.

Por causa desse interesse, Ken acabou sendo premiado em campeonatos e festivais de papagaio e entrou para o Rank Brasil em 1998 ao empinar um “trem” de 242 pipas. Em 1999, chegou à marca de 3.344 pipas empinadas em uma única linha. Depois de aposentado, passou a percorrer o Brasil levando educação, cultura, esporte e lazer para as pessoas por meio das pipas. Agora, ele quer bater o recorde mundial e levantar a maior pipa em metros quadrados. Atualmente, o recorde é de dois árabes que conseguiram levantar uma pipa de 950m² em 2005.

Para isso, Ken vem se preparando desde 2000, quando começou a projetar a pipa, que tem que ser montada. A mega pipa é feita de 45 módulos, que tem 27 m² de área cada um. Quando está inflada, mede de 1225m², e quando está no chão tem 1650m². A mega pipa de Ken tem o tamanho equivalente a 54 mil pipas de brinquedo de 30cm x 40cm (ou seis quadras de tênis) e ocupa o espaço de 204 automóveis compactos. Até 9.800 pessoas podem ficar debaixo da sombra do objeto.
Ken levantando parte da pipa
(Foto: Leonardo Obara/Arquivo Pessoal)

Segundo Ken, já houve algumas tentativas sem sucesso. "Estou com essa pipa desde 2008, por causa do centenário da imigração japonesa, mas de tão grande e tão complexa, só tivemos tempo de tentar apenas uma vez, em um resort em Florianópolis. Mas faltaram dois itens principais, ventos regulares e um bom espaço”, explica o engenheiro. Ele encontrou essas duas características em Ilha Comprida. O tempo e o vento são os fatores decisivos para que o engenheiro Ken consiga realizar o grande feito de fazer subir uma mega pipa, mas a logística também é fundamental. Os procedimentos devem ser executados corretamente para a montagem do grande brinquedo que pesa 160 quilos e é feito basicamente com sacos de lixo, emendados um a um com fita durex, plástico fino, barbante e palito de dente. “Eu criei uma engenharia tupiniquim, que é a junção da criatividade nipônica com o jeitinho brasileiro”, brinca Ken. Serão necessárias cerca de 140 pessoas para levantar a pipa que levará as cores preta e amarela.

Ken e sua equipe principal já começaram a preparar a mega-pipa dentro do galpão de um alojamento. Conforme o passar dos dias, a equipe irá aumentando o número de módulos no ar. Nesta sexta-feira (26), eles irão tentar levantar nove módulos da pipa, cerca de 20% do total. No dia seguinte, Ken tentará levantar 27 módulos, o que dá 735m². Se ele conseguir, já baterá o recorde panamericano. Se tudo der certo, no domingo (28), o engenheiro tentará bater o recorde mundial com a mega-pipa de 1225m². O recorde só é válido quando a pipa fica voando por 20 minutos sem tocar no chão. Caso ele não consiga realizar o feito, fará outras tentativas no dia 1º, 4 e 5 de maio. “Eu quero provar que tudo depende da mente. Quando não tem recurso financeiro, temos que usar o jeitinho brasileiro, tentar se nivelar e superar as conquistas mundias”, finaliza ele.
Detalhe dos módulos da pipa gigante feita por Ken (Foto: Ken Yamazato/Arquivo Pessoal)


Fonte: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2013/04/brasileiro-cria-pipa-do-tamanho-de-seis-quadras-de-tenis-e-quer-recorde.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário