sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Graham Bell também soltava pipas!


O inventor do telefone, Graham Bell, também se interessou pelas pipas. Ele procurava materiais e formas que pudessem subir ao céu, mas que ao mesmo tempo fossem mais pesadas do que o ar. Essa vontade de criar pipas capazes de carregar seres humanos também não era nova. Uma história japonesa de quase 2.500 anos conta sobre o costume dos marinheiros amarrarem alguém numa pipa gigantesca, antes da partida dos navios. Consideravam que a viagem seria exitosa caso a pipa subisse e a vítima voltasse à terra sã e salva.


Não eram esses, porém, os propósitos do cientista Graham Bell. O que ele queria? Construir uma pipa de caixas ou de cones, ao mesmo tempo fortes, rígidas, tridimensionais, com um tipo de material leve o suficiente para voarem a grandes alturas.

O resultado foi uma pipa em forma de tetraedro, coberta por tecido, grande ou pequena conforme o número de tetraedros utilizados, integrando um único conjunto. Dizem que ele chegou a construir uma com quase 4 mil peças.

As experiências de Graham Bell duraram de 1890 a 1940, levando instrumentos meteorológicos que traziam preciosas informações sobre temperatura, velocidade do vento, umidade ou pressão barométrica.

Via Diários de Pequim

Nenhum comentário:

Postar um comentário